quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PSDB pede informação à ministra Maria do Rosário sobre desocupação no DF

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), protocolou nesta quarta ofício endereçado à ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), solicitando informações sobre as providências tomadas em relação à apuração de indícios de violação aos direitos humanos ocorridos durante a desocupação da Fazenda Sálvia, que pertence à União, entre Sobradinho e Paranoá, no Distrito Federal. A ação ocorreu no dia 27.

O ofício baseia-se em informações da imprensa, segundo as quais a desocupação resultou na prisão de 29 pessoas por suposta invasão ilegal de terras e que a ação se deu sem nenhuma ordem judicial. Ainda de acordo com a imprensa, uma mulher retirada do local, que se encontrava grávida, teve problemas durante a ação e acabou sendo encaminhada para um hospital. “Importante ainda ressaltar que, no local, foram derrubadas cerca de 450 casas construídas pelos cidadãos que se encontravam naquele local”, diz o ofício.

“Como se percebe, as pessoas retiradas do local foram tratadas como criminosos, quando, na verdade, a questão deveria ser enfrentada sob sua verdadeira ótica, que é a social. Além disso, a ação limitou-se a realizar a desocupação, sem garantir moradia para os ocupantes”, diz o líder do PSDB na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário