quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Revista ligada ao governo retira artigo sobre “A Privataria Tucana”

O artigo “O jornalismo não morreu”, que havia sido publicado no site da Revista de História, foi retirado do ar nesta quinta-feira (2), após o envio de carta assinada pelo presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE). O texto, publicado na internet no dia 24 de janeiro, elogiava o livro “A Privataria Tucana” e dizia que o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), “está aparentemente morto”.

A Revista de História é vinculada à Biblioteca Nacional, entidade do governo federal. O nome da presidente Dilma Rousseff e o da ministra Ana de Hollanda estão no expediente da publicação.

A retirada do artigo aconteceu após reivindicação do PSDB. O presidente do partido, Sérgio Guerra, enviou uma carta à Revista em que manifestava seu descontentamento com o texto. Guerra declarou que a resenha ataca membros do PSDB “da forma mais grosseira e descabida” e que a legenda “continuará combatendo o aparelhamento político-partidário desenfreado do estado brasileiro e seus efeitos secundários indesejáveis”.

O presidente da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), responsável pela publicação, emitiu carta em que pediu desculpas ao PSDB e afirmou que o artigo “contraria a linha editorial da revista, que não defende posições político-partidárias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário